• Dicas de Inglês - Tainá Alves

Falsos Cognatos - Tome cuidado!


Primeiro! O que são cognatos?

Os cognatos são palavras normalmente derivadas do latim que aparecem em vários idiomas com ortografia bem semelhante. Para nossa alegria, ou para o nosso desespero, depende do ponto de vista! Ou seja, essas palavras têm a mesma origem.

Segundo! Por que são falsos?

Quanto ao falso cognato, também conhecido como false friend, o fato é que por mais que as palavras tenham a mesma origem e ortografia parecida, com o passar do tempo elas acabaram adquirindo significados diferentes. Então, eu estou querendo dizer que o falso cognato é a mesma coisa que o pote de feijão que você pensa que é sorvete. Parece mas não é.

Mas é claro que você, se for iniciante no inglês, não precisa se apegar a isso e pensar que todas as palavras que são parecidas com o nosso português, têm significado diferente.

Um fato importante é que no caso daquelas palavras que tem mais de um significado, essa não equivalência pode acontecer em apenas um dos significados da palavra. Por exemplo:

Medicine = 1. remédio; medicamento

2. medicina

Neste exemplo, você pode observar que apenas o primeiro significado é um falso cognato da palavra medicine. Got it?

Aprofundando

Os False Friends são divididos em duas categorias. Os puros e os eventuais.

Os puros são aqueles que apresentam significados completamente diferentes para cada idioma. Por exemplo:

Analisando a primeira imagem, vemos que assist na verdade é um verbo (to assist) que não significa assistir, e sim dar suporte;ajudar. Logo, caso queira falar assistir a/ao deve usar o verbo to watch.

Vamos agora falar dos falsos cognatos eventuais! Eles ocorrem nas palavras que apresentam mais de um significado, sendo um deles semelhante entre os idiomas e o (os) outro (os) significado (os) distinto (os). Exemplos:

Conhecendo bem os Falsos Cognatos você evita situações inusitadas. Como aquela porta que a pessoa insiste em puxar porque está escrito push, quando na verdade deveria empurrar; porque é isso que push significa, empurrar. Quem nunca?

Mas os cognatos não são tão terríveis assim, até porque, eles também podem ser parecidos e equivalentes entre um idioma e outro. Por exemplo:

Neste caso, os significados das palavras são o que realmente parecem ser. Ou seja, sem dúvidas organization significa organização!

Entre o português e o inglês existem vários falsos cognatos. Então, você como estudante de inglês deve ficar bem atento a eles. É claro e é lógico que não dá para aprender todos os falsos cognatos de uma vez só. Mas, você pode aprender aqueles que são mais comuns e aí conforme você for avançando nos estudos de inglês, certamente aprenderá muitos outros.

E também é fato que não adianta ficar fazendo listas e mais listas para decorar. O melhor é aprender naturalmente mesmo.

Dúvidas, perguntas ou curiosidades? Podem deixar aqui embaixo! See you!

#dicasdeinglês #falsoscognatos

632 visualizações0 comentário
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Inglês Compartilhado 2014 - 2020 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS