• Alice Alván e Tainá Alves - Gramática

A ORDEM DOS ADJETIVOS EM INGLÊS


Order of adjectives

Muitas vezes você precisará dar mais de uma característica para alguma coisa. Por exemplo: “Tenho uma caneta nova vermelha.”; neste caso, a caneta possui duas características. Mas certamente você também poderia dizer: “Tenho uma caneta vermelha nova.” Perceba que o sentido das frases pode ser levemente alterado de acordo com a disposição dos adjetivos; e é justamente sobre isso que iremos falar hoje!

Vamos observar como isso ocorre no inglês com a frase abaixo:

- It’s a blue leather school backpack. (É uma mochila azul de couro de escola.)

Perceba que as características seguem a ordem: COR → MATERIAL → FINALIDADE. A cor é azul, o material é couro e a finalidade é escola. Lembre-se também que em inglês o adjetivo vem antes do substantivo, o oposto do português.

IMPORTANTE!

Para os adeptos à gramática ou não, é interessante enfatizar que em português usamos muitas locuções adjetivas. O que são locuções adjetivas? São combinações “de + ...” para caracterizar alguma coisa. Como no exemplo “mochila azul de couro de escola”. Muitas vezes, nós brasileiros tendemos a achar que nesses casos se usa o “of”. Mas em inglês não existem locuções adjetivas. Então, ao invés de dizer “of leather” (de couro), dizemos apenas “leather”.

Agora vejamos qual é a ordem oficial a ser seguida. Você precisará se lembrar dela sempre que usar mais de um adjetivo para caracterizar alguma coisa:

QuantidadeQualidade Opinião Tamanho Idade Forma Cor Origem Material Finalidade

Isso significa que caso você queira falar de um velho computador americano laranja, você dirá old (idade) Orange (cor) American (origem ou nacionalidade) computer. O importante é saber o que o adjetivo está qualificando (a cor, a origem, a finalidade, a idade de algo) e coloca-los em ordem.

CONSIDERAÇÕES GERAIS:

  • Caso você esqueça a ordem e fale os adjetivos de qualquer forma, não irão deixar de compreender o que você quer dizer. Por isso, não se preocupe em decorar esta ordem; até por que, com o tempo você irá se familiarizar com o idioma e falar de forma natural.

  • Caso não queria utilizar a ordem; use coloque os adjetivos depois do verbo principal e use vírgulas para separar os adjetivos. Exemplo: It is an Orange, old, good and useful computer. (Ele é um computador laranja, velho, bom e útil.).

  • Repare que ao dizer: “It’s an old orange American computer.”; as características mais próximas do substantivo , são aquelas mais inerentes a ele, e as mais distantes são aquelas passíveis de alterações. Ou seja, mais perto do substantivo ficam aquelas qualidades quem têm mais a ver com ele originalmente.

Vejam alguns exemplos de substantivos com mais de 1 adjetivo:

- It’s an ugly old brick house. (É uma casa feia e velha de tijolo.)

- They are beautiful young British ladies. (Elas são lindas jovens damas britânicas.)

- It’s a lovely cloudy work day. (Está um ótimo dia nublado de trabalho.)

- This is a great English school book. (Esse é um ótimo livro de inglês escolar.)

- He’s a cute teenager Brazilian boy. (Ele é um menino adolescente brasileiro fofo.)

- Daniel is the best young worker. (Daniel é o melhor funcionário jovem.)

- It is a great modern work laptop. (É um ótimo e moderno notebook de trabalho.)

- It’s a pretty green relaxing place. (É um lindo lugar verde e relaxante.)

#gramática #ordemdosadjetivosemingles #adjetivosemingles #adjectives #orderofadjecives

1,555 visualizações0 comentário
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Inglês Compartilhado 2014 - 2020 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS