• Tainá Alves

Como Estudar 1 hora De Inglês Por Dia Sozinho

Sabemos que é possível obter incríveis resultados estudando inglês sozinho; mas muitas vezes nos perdemos por não termos um caminho claro para seguir. Eis que surge este artigo para te ajudar!


O fato é que 60 minutos passam voando, por isso, é fundamental que você desligue todas as interferências ao seu redor. Por exemplo:

  • se tiver como estudar no computador e não for usar nenhum aplicativo, coloque o celular em modo avião;

  • feche a porta do quarto e avise que não poderá responder na próxima uma hora;

  • entre no modo foco-ativar e esteja 100% presente e comprometido com os seus resultados.


Vou expor aqui combinações que você pode fazer para estudar por 1 hora sozinho todos os dias. Você pode assumir uma delas e fazer até enjoar ou pode intercalar de acordo com os resultados que deseja obter.



COMBINAÇÃO 1:

15’ – Assista a videoaulas (de cursos pagos ou gratuitas no Youtube). Aqui no blog estou voltando a alimentar minha playlist de aulas gratuitas do meu curso Way. Além disso, caso não saiba em que ordem estudar os assuntos, tenho um e-book gratuito (por enquanto) com um roteiro de estudos aqui.


15’ – Realize exercícios sobre o assunto que aprendeu.


15’ – Explore algum aplicativo. Se tiver colocado o seu celular em modo avião, tire para fazer isso e mantenha o foco ou use a versão desktop do determinado aplicativo, caso exista.


15’ – Escreva frases com o assunto e vocabulário que aprendeu.



COMBINAÇÃO 2:

30’ – Assista um (ou uma parte de um) episódio de série. Faça a combinação de áudio e legenda conforme for mais proveitoso e desafiador para você: apenas áudio em inglês; áudio e legenda em inglês ou áudio em português e legenda em inglês. Vá anotando as expressões, palavras ou frases que te chamarem mais atenção.

Talvez você não goste muito da ideia de ficar pausando o episódio, mas lembre que esse é um tempo de estudos focados e o episódio é o seu material. Caso queira, você pode voltar e assistir ao episódio de forma mais relaxada (no bom sentido) depois.


20’ – Busque o significado das palavras ou expressões que aprendeu no episódio e escreva frases usando-as para praticar.


10’ – Revise um conteúdo de gramática que ainda não se sente muito à vontade em usar.




COMBINAÇÃO 3:

15’ – Escute um texto ou livro com áudio e leia em voz alta ao mesmo tempo. Fazendo isso você irá praticar o listening e speaking simultaneamente. Tenha paciência até pegar o ritmo, pois até lá, pode parecer um pouco confuso.

5’ – Grave um áudio falando (do jeito que puder, com o vocabulário que tiver) o que entendeu sobre a leitura do texto/livro.

10’ – Assista a vídeos sobre dicas de inglês em geral no YouTube.

15’ – Troque mensagens com nativos por aplicativos ou redes sociais.


15’ – Escreva um texto pequeno (5-7 linhas) sobre o seu dia ou sobre um tema específico. Use o vocabulário que você já tem como base e busque algumas palavras que você ainda não conhece para compor o seu texto.



Você deve ter percebido que a combinação 1 te leva a estudar a gramática e estrutura do idioma; enquanto isso, a segunda combinação propõe uma aproximação ao inglês da vida real. A combinação de número 3 te leva a praticar as 4 habilidades do idioma (fala, escuta, leitura e escrita). Agora que você já sabe o que e como é preciso ser feito, é só começar!


Clique no coração abaixo para deixar o like como incentivo ao blog.


237 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo