• Tainá Alves - Insights

PRATIQUE SEU SPEAKING SOZINHO


É muito comum ouvir que para praticar o seu speaking é necessário que exista uma pessoa para conversar com você. A verdade é que quando encontramos uma pessoa para conversar (o que é uma tarefa bem difícil) facilmente nos perdemos do propósito, que se trata de praticar a habilidade da fala, ou ficamos tímidos e deixamos de realmente praticar de forma produtiva.

Durante tantos e tantos anos estudando, praticando e trabalhando com o inglês, testei diversas formas de praticar o meu speaking. Lembro que o me tirou da zona de conforto e da aceitação de um speaking mais ou menos, foi me inspirar em brasileiros fluentes e em nativos também. Não sei se você já testou tal prática, mas a inspiração é fundamental.

Além da inspiração, existem exercícios incríveis que você pode praticar sozinho e desenvolver seu speaking sem precisar de um parceiro. Eu sugiro que você experimente cada um deles e veja a diferença real no seu inglês.

REPETIÇÃO E ALTERAÇÃO

Nesta prática você precisará pegar uma frase como original e a partir dela, escrever mais 3 ou 5 frases fazendo pequenas alterações. Após feitas todas as frases, você começará a repetição de cada uma, aumentando o ritmo de repetição gradativamente.

Frase original: I am a lawyer.

Frases novas: I am not a lawyer.

My sister is a lawyer.

My brother is a lawyer too.

Você pode ficar à vontade para acrescentar palavras e fazer alterações nas frases, mas é importante manter o contexto. Estas frases do exemplo são do nível básico, mas você pode trabalhar com frases do seu nível.

RECORDE DE DISCURSO

Esta prática consiste em escolher o tema sobre o qual quer falar/discursar, ligar o cronômetro do seu celular e sustentar uma fala sobre o tema durante o maior tempo que você puder. O legal é que você pode simplesmente abrir a boca e começar a falar, sem se preocupar com os pequenos deslizes, ou se alguém está reparando em você. A intenção é estimular o seu lado falante em inglês e praticar a fluidez da fala. Guarde o tempo que conseguiu discursar e tente bater seu próprio recorde em práticas futuras. Você também pode ler mais sobre o tema escolhido para se sair melhor quando for bater seu próprio recorde. Uma dica extra sobre isso, é começar com um tema que você se sente mais à vontade, e com o tempo escolher temas mais desafiadores.

SMALL SHOTS

Para esta prática você precisará ser rápido. A intenção não é fazer de você um falante rápido do idioma e sim treinar o seu reflexo para garantir dinâmica em suas conversas futuras. Para fazer isto é bem simples. Pegue uma lista de perguntas e tente responde-las com respostas breves no menor espaço de tempo possível. Você consegue entender melhor assistindo ao exemplo dado neste vídeo aqui.

Estas são apenas algumas sugestões de práticas para que você alcance a fluência do seu speaking sem precisar depender de outras pessoas. Você encontrar mais práticas no meu e-book. Ele é gratuito e você consegue fazer o download aqui. Coloque estas dicas em prática hoje mesmo e depois me conte como se saiu! Beijo!

#ebookestudaringlêssozinho #estudaringlêssozinho #insights

1,554 visualizações
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Inglês Compartilhado 2014 - 2020 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS